segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A disposição dos lugares é um fator muito importante em refeições, principalmente as de negócios. Ela tem por finalidade estimular a conversa animada sobre diferentes assuntos. É tarefa do anfitrião, por isso, aguarde que ele indique os lugares dos convidados. Os lugares de honra são os que ficam à direita do anfitrião e devem ser distribuídos por ordem de preferência (a pessoa mais importante ou mais velha ou o convidado de honra).
Ao definir os lugares, o anfitrião deve levar em conta:
- Pessoas que tenham assuntos interessantes para contar a todos devem ficar em lugar de destaque
- Os lugares devem ser alternados: homem-mulher-homem-mulher
- Marido e mulher não devem ficar lado a lado e sim um em frente ao outro
- Se forem somente duas pessoas à mesa, senta-se uma em frente à outra
- Havendo estrangeiro à mesa, a seu lado deve haver alguém que fale a sua língua
- Alternância entre pessoas tímidas com as mais comunicativas, os mais jovens com os mais velhos e aqueles com ocupações diferentes

Recomendação importante: almoços e jantares de negócios não contemplam apresentação de relatórios e pastas, pois será impraticável manuseá-los em meio a pratos, copos e talheres. Igualmente deselegante é fazer uso de calculadora e laptop.

Nenhum comentário:

Postar um comentário