quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Show “Um Poema para Belém” no aniversário de Belém



Em 2011, a cidade das mangueiras completa 395 anos e recebe uma homenagem especial: o show “Um Poema para Belém” com músicas que falam da cidade e preservam histórias e elementos da cultura local.

Serão lançados dois CDs, no dia 12 de janeiro, no Theatro da Paz, onde acontecerá um show, com direção artística de Luiz Pardal e Jacinto Kahwage, que contará com a participação de dez músicos, bailarinos da Cia. Athlética de Dança e seis intérpretes, entre eles Aíla Magalhães, Ivan Cardoso e Adriana Cavalcante. Com cenografia de Nando Lima, o show será filmado pela produtora Cabocla Produções, de Jorane Castro.


O show e os CDs tiveram origem em uma obra escrita. O “Poema para Belém” foi redigido há 12 anos pelo paulista Valdecir Palhares, médico, professor universitário e poeta que vive aqui há 35 anos e se encantou pela cidade. Foram três meses de pesquisa em bibliotecas e conversas com belenenses mais antigos, até finalizar o poema que tem 425 versos. A obra é dividida em 30 subtemas referentes a Belém e à cultura amazônica, entre eles a música, a fundação da cidade, as igrejas, as ervas, a culinária, as lendas, a biodiversidade, o Círio e o artesanato.

Artistas da terra viram o potencial para a transformação do conteúdo do poema em música, resgatando e divulgando, por meio da arte, a história e a cultura da capital paraense. Surgiu então a coletânea de CDs “Um poema para Belém”, que, mantendo o título do poema de Valdecir Palhares, chega ao terceiro volume. O projeto é patrocinado pela Cooperativa Mista de Consumidores do Brasil (UNICOM) por meio de fundo de incentivo à cultura sem fins lucrativos.

O primeiro CD foi lançado em 2000, com arranjos do músico Manoel Coordeiro. O projeto foi retomado há três anos e o público poderá conferir o lançamento dos volumes dois e três no show, que acontecerá no Theatro da Paz. Desta vez, os CDs trazem arranjos dos músicos Jacinto Kahwage e Luiz Pardal. Participaram do CD, Juliana Sinimbu, Adriana Cavalcante, Lia Sophia, Jeanne Darwich, Ivan Cardoso.

Serviço
O show “Um Poema para Belém” será no dia 12 de janeiro, às 20 horas no Theatro da Paz. Mais informações pelo 3086-7997. O projeto é patrocinado pela Cooperativa Mista União dos Consumidores do Brasil por meio de fundo de incentivo à cultura sem fins lucrativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário