terça-feira, 25 de janeiro de 2011

MESTRE DE CERIMÔNIA

Caracteristicas essenciais do Mestre de Cerimônias ( Congressos e Cerimonias )


1. Seriedade. Não cumprimenta nem se apresenta ao público;

2. Usa verbos na terceira pessoa do singular ou na primeira do plural, conferindo impessoalidade

ao discurso; agradecendo sempre em nome da Instituição ou da unidade/órgão;

3. Observa a precedência;

4. Considera todos os componentes da mesa e da mesa de extensão e, eventualmente, autoridades

presentes, a partir da lista elaborada pelo coordenador do evento;

5. Posição junto à tribuna em ambientes favoráveis, próximo às autoridades que discursarão;

6. Elabora o roteiro, observando se está de acordo com as normas estabelecidas para o cerimonial

do contratante;

7. Apresentação do evento compondo a mesa de honra e nomeando as autoridades presentes;

8. Anuncia a ordem das falas, previamente estabelecida de comum acordo com o coordenador

do evento;

9. Encerra a solenidade.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

BELÉM 395 ANOS (1616-2011)




Belém é um município brasileiro, capital do Estado do Pará. É considerada a maior cidade na linha do Equador, a segunda cidade mais populosa da região Norte e sede da segunda maior região metropolitana da Amazônia. Com uma população de 1 392 031 habitantes (IBGE/2010), é conhecida como "Metrópole da Amazônia". Assemelhando-se a uma península, cercada por água, áreas militares e de proteção ambiental, teve pouco espaço para expansão, ocasionando conturbação com municípios próximos dando origem à Grande Belém, que tem população estimada em 2,1 milhões de habitantes. Belém possui o maior IDH entre as capitais nortistas.

Pela abundância de mangueiras em suas ruas, é popularmente chamada de "Cidade das Mangueiras". Denominada também de "Cidade Morena", característica herdada da miscigenação do povo português com os índios Tupinambás, nativos habitantes da região à época da fundação.

Historicamente, constituiu-se na principal via de entrada na região norte do Brasil, tendo uma posição geográfica privilegiada às margens do rio Guamá, próximo à foz do rio Amazonas. Abriga o moderno Aeroporto Internacional de Val de Cans. Com sua localização no extremo Norte da malha rodoviária brasileira BR-316 (Nordeste), BR-010 (Belém-Brasília) e PA-150 (Alça Viária), Belém pode ser facilmente alcançada pelas vias terrestre, aérea e fluvial, sendo uma das principais entradas para toda a região norte.

Há 200 anos, a corte portuguesa embarcava em direção ao Brasil, numa viagem que mudaria completamente o rumo da história brasileira. A família real foi para o Rio de Janeiro, mas na região norte, outra cidade se preparou para ser a capital do reino: Belém do Pará, que virou a Capital das Especiarias. No século XX, na década de 1970, a imigração japonesa fez do Pará um dos maiores exportadores mundiais da pimenta do reino, a mais nobre das especiarias da Índia. O Pará hoje é o maior produtor de pimenta do reino do Brasil.

Em seus quase 400 anos de história, Belém vivenciou momentos de plenitude, entre os quais o período áureo da borracha, no início do século XX, quando o município recebeu inúmeras famílias européias, o que veio a influenciar grandemente a arquitetura de suas edificações, ficando conhecida na época como Paris n'América. Hoje, apesar de ser cosmopolita e moderna em vários aspectos, Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial. (Fonte: wikipedia)

MUITA CULTURA PARAENSE!!!

Mais de 100 artistas entre músicos, bailarinos, cineastas, atores, poetas e escritores estarão presenteando Belém nesta quarta-feira (12), aniversário de 395 da capital do Pará. A festa terá dois palcos, na Estação das Docas e no Píer das 11 Janelas, com uma programação pensada para todas as gerações de belenenses.

No intervalo das apresentações haverá apresentação audiovisual de cineastas paraenses como Priscila Brasil e Roberta Carvalho.

A abertura será às 18h, no anfiteatro Pedro Nolasco, com a presença do teatro de bonecos da In Bust, passando por esquetes de humor com “Os Caboclos” de Paulão e Natal Silva, além de apresentação de dança das companhias de Ana Hunger e Clara Pinto, carimbó com Sancari e chorinho com “O Charme do Choro” . Também se apresentam neste palco os músicos Lia Sophia, Jorginho Silva, Álvaro Drago, Alcyr Guimarães, Nego Nelson e Bob Freitas, Sebastião Tapajós, Cacau Novaes e Renato Torres, Iva Rothe, Pedrinho Cavallero e Maca Maneschy.

Já às 20h30 a festa segue para o palco montado no Píer das 11 Janelas, tendo os “Urubus do Ver-o-Peso”, como mestres de cerimônia. No palco a banda base formada por Ziza Padilha, Esdras Souza, Edgar, Baboo e João Paulo, vai acompanhar cantores que vão da música erudita com a Amazonia Jazz Band, passando pelo popular de Lucinnha Bastos, até o tecnomelody com a Gaby Amarantos.

O Píer recebe ainda o teatro dos Palhaços Trovadores, e as poesias de Juraci Siqueira e Fernando Pessoa. Completam a festa os músicos: Paulo José, Adriana Malato e Andréia Pinheiro, Arthur Espíndola, Curica e Felipe Cordeiro, Juliana Sinimbú, banda Suzana Flag, Gaby Amarantos, Edílson Moreno, Mahrco Monteiro, Simone Almeida, Mestre Laurentino, Paulo André Barata, Pio Lobato e Mestre Vieira, Junior Soares e Ronaldo Silva, Flávia Anjos, Edmar Rocha e Almirzinho Gabriel. (DOL com informações da Agência Pará)

Artistas paraenses cantam no aniversário de Belém

Mesmo com pouco tempo para organizar uma festa para o aniversário de 395 anos de fundação de Belém, os dirigentes da Funtelpa, Fundação Carlos Gomes, Secretaria de Comunicação e Fundação Tancredo Neves preparam um programação variada para agradar a todas as gerações. Quarenta artistas se apresentarão em dois palcos montados na Estação das Docas e no Píer da Casa das 11 Janelas, no dia 12, a partir de 18 horas.

Artistas como Lia Sophia, Alcyr Guimarães, Nego Nelson, Sebastião Tapajós, Pedrinho Cavallero, Maca Maneschy, Amazônia Jazz Band, Lucinnha Bastos, Gaby Amarantos, Juliana Sinimbú, Banda Suzana Flag, Edílson Moreno, Mahrco Monteiro, Simone Almeida, Mestre Laurentino, Paulo André Barata, Junior Soares e Ronaldo Silva, e Almirzinho Gabriel estão entre as atrações da programação.

(DOL, com informações da Agência Pará)

Show “Um Poema para Belém” no aniversário de Belém



Em 2011, a cidade das mangueiras completa 395 anos e recebe uma homenagem especial: o show “Um Poema para Belém” com músicas que falam da cidade e preservam histórias e elementos da cultura local.

Serão lançados dois CDs, no dia 12 de janeiro, no Theatro da Paz, onde acontecerá um show, com direção artística de Luiz Pardal e Jacinto Kahwage, que contará com a participação de dez músicos, bailarinos da Cia. Athlética de Dança e seis intérpretes, entre eles Aíla Magalhães, Ivan Cardoso e Adriana Cavalcante. Com cenografia de Nando Lima, o show será filmado pela produtora Cabocla Produções, de Jorane Castro.


O show e os CDs tiveram origem em uma obra escrita. O “Poema para Belém” foi redigido há 12 anos pelo paulista Valdecir Palhares, médico, professor universitário e poeta que vive aqui há 35 anos e se encantou pela cidade. Foram três meses de pesquisa em bibliotecas e conversas com belenenses mais antigos, até finalizar o poema que tem 425 versos. A obra é dividida em 30 subtemas referentes a Belém e à cultura amazônica, entre eles a música, a fundação da cidade, as igrejas, as ervas, a culinária, as lendas, a biodiversidade, o Círio e o artesanato.

Artistas da terra viram o potencial para a transformação do conteúdo do poema em música, resgatando e divulgando, por meio da arte, a história e a cultura da capital paraense. Surgiu então a coletânea de CDs “Um poema para Belém”, que, mantendo o título do poema de Valdecir Palhares, chega ao terceiro volume. O projeto é patrocinado pela Cooperativa Mista de Consumidores do Brasil (UNICOM) por meio de fundo de incentivo à cultura sem fins lucrativos.

O primeiro CD foi lançado em 2000, com arranjos do músico Manoel Coordeiro. O projeto foi retomado há três anos e o público poderá conferir o lançamento dos volumes dois e três no show, que acontecerá no Theatro da Paz. Desta vez, os CDs trazem arranjos dos músicos Jacinto Kahwage e Luiz Pardal. Participaram do CD, Juliana Sinimbu, Adriana Cavalcante, Lia Sophia, Jeanne Darwich, Ivan Cardoso.

Serviço
O show “Um Poema para Belém” será no dia 12 de janeiro, às 20 horas no Theatro da Paz. Mais informações pelo 3086-7997. O projeto é patrocinado pela Cooperativa Mista União dos Consumidores do Brasil por meio de fundo de incentivo à cultura sem fins lucrativos.

Bolo de Aniversário de 395 anos de Belém terá 20 metros




A partir da tarde desta terça-feira (11), o bolo do aniversário de Belém, que já virou tradição todo dia 12 de janeiro, começa a ser preparado.


O presente para cidade é dado há 15 anos pelo Sindicato da Indústria da Panificação do Pará (SIPPA). Uma tradição que já integra a programação oficial das comemorações do aniversário da cidade.


Este ano o recheio terá, entre outras delícias, frutas importadas como nozes, damasco e amêndoas portuguesas e poderá ser saboreado pela população a partir das 11h, da quarta-feira (12), na Praça da República.


A delícia será preparada sob a coordenação da panificadora portuguesa Lindalva Pereira, que também faz esse trabalho desde o início da tradição. 'O bolo será dividido em duas partes, cada uma com 10 metros. Vamos usar duas panificadoras para prepará-lo', explica Lindalva.


Segundo o presidente do Sippa, Elias Pedrosa, o presente é um agradecimento do setor a toda população que diariamente passa pelas panificadoras e padarias de Belém.


O Sindicado da Panificação conta com apoio da Prefeitura de Belém, Farinha de Trigo Rosa Branca, Farinha de Trigo Mirella e Margarina Vitapalma Premium.

BELÉM DO GRÃO-PARÁ




Belém foi fundada, bem ao norte do Brasil, precisamente em 12 de janeiro de 1616.

A capital do Pará está situada entre o rio Guamá e a baía de Guajará, sendo dois terços de seu território formado por 55 ilhas.

Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco com o nome de "Feliz Lusitânia", sendo depois batizada de "Santa Maria de Belém do Grão-Pará". O nome Belém veio mais tarde, em homenagem a um dos mais antigos bairros de Lisboa, Portugal, também chamado Belém.

Criada como porto fluvial, Belém nasceu na mesma época que o Forte do Presépio (ou Forte do Castelo) foi construído. O objetivo era dificultar o acesso de estrangeiros, como portugueses, holandeses e ingleses, à região.

Em 1751, é elevada à capital do Maranhão e do Grão-Pará, estados que cobriam o extremo norte do país.

Localização: entre o rio Guamá e a baía de Guajará
Área: 1.065 Km2
Habitante: belenense
População residente: 1.280.614 *
Densidade Demográfica (hab/km2): APROX. 1.201,39
Clima: quente e úmido
Economia: comércio e serviços

Sesc realiza passeio em homenagem ao niver de Belém.

Em comemoração ao aniversário da cidade, hoje dia 12/01 às 07h30, o Serviço Social do Comércio (SESC) Pará realizará um passeio por Belém.

No city Tour “Belezas de Belém”, os excursionistas terão a oportunidade de visitar os principais pontos turísticos da cidade, como o Complexo do Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Casa das Onze Janelas, Igreja de Santo Alexandre, Museu de Arte Sacra, forte do Presépio, Catedral da Sé e Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

15 ANOS "A idade mais linda de uma jovem!

A idade dos Grandes Sonhos...onde o maior dos Sonhos é a Vontade de Viver e ser Feliz!

O cerimonial é um dos momentos mais esperados em uma festa de 15 anos.No entanto, hoje em dia a maioria das debutantes e seus convidados,preferem um cerimonial mais dinâmico.

Preparo o cronograma da Festa.Faço um roteiro moderno, com uma programação dinâmica e textos emocionantes.

A locução é outro fator importante.Sendo assim,você conta uma Mestre de Cerimônias profissional com curso de oratória e locução.


Tenha em sua festa de 15 anos o cerimonial e assessoria de Marisley Monteiro e sua equipe.

Cerimonial com o seu jeito ,com o seu estilo.
A Emoção é garantida!

15 coisas que não podem faltar nos seus 15 anos




Aproveite as dicas e divirtam-se!

1. Originalidade - Mesmo que a festa seja temática, simples, sofisticada, animada ou quieta, faça sempre questão de deixar sua festa com a sua cara. Participe da escolha das cores e dos detalhes. Assim, quando os seus convidados chegarem a festa, teram a certeza de que é a sua festa!

2. Música boa – Se você puder, contrate um dj! Se isso não for possível, escolha as músicas com cuidado e peça ajuda aos seus amigos para fazer a coletânea. A escolha das músicas é fundamental para uma festa perfeita.

3. Pista de dança - Nãoi reserve um espaço muito grande para a pista, para não parecer que ela está sempre vazia. Comos os convidados também querem ficar juntinhos, por isso a área não precisa ser grande. Quanto a iluminação, se não tiver um dj, peça algum adulto para ficar responsável por ela.

4. Bolo - Depois de você, ele é o astro da festa. Por isso, faça questão que ele combine com a decoração e se possivel, coloque as cores da festa nele. Os buffets tem disponíveis vários modelos de bolos grandes e elegantes.

5. Áreas separadas – Jovens de um lado e família de outro. Na flor da idade, ninguém vai querer que o pai, o tio e o avô fiquem bicando o que acontece na área de vocês. Os adultos podem e devem participar da festa. Mas eles precisam ter o espaço deles.

6. Livro de assinaturas – Lembrar da festa é ótimo! Mas ter uma lembrança eterna dela é melhor ainda. Por isso, deixe um livro na porta da festa para os convidados assinarem (de preferência sem pauta). Assim, eles teram mais liberdade para deixar os recadinhos.

7. Comida - Não menos importante que nenhum dos ítens acima, a comida é fundamental para seu sucesso. Por isso peça ajuda para selecionar um cardápio que agrade aos seus amigos e sua família também.

8. Quadro de fotos - As pessoas que estaram na sua festa, fazem parte da sua vida diariamente. Por isso, se tiver fotos com seus amigos e pessoas especiais, monte um mural e coloque na entrada. Com certeza seus convidados ficaram felizes ao se ver no quadro.

9. Fotógrafo - Parar pra ficar tirando fotos dos convidados não é tão legal assim. Então contrate um fotógrafo ou deixe alguém responsável por isso. Lembre-se das fotos, só no dia seguinte.

10. Acessórios de pista - Abuse e use dos chapéus, antenas, chifres, pulseiras, brilhjos e acessóriuos piscantes! Eles dão vida a festa e com certeza vai fazer a cabeça dos seus convidados.

11. Kit toaletes - É muito importante não esquecer. Afinal, imprevistos acontecem sempre! Para as garotas, no kit toalete (pode ser deixado no banheiro dentro de uma caixinha) não pode faltar absorventes, rémedio pra dor de cabeça, chicletes e balas, desodorante, band-aid e no masculino, o que não pode faltar é desodorante, remédio pra dor de cabeça, chicletes e balas, band-aid e desodorante.

12. Bem-casados - O doce que deixou de ser servido apenas em casamentos, agora virou moda também em festas de debutantes. Se eles forem distribuidos como lembrancinha, calcule uns ou por pessoa.

13. Acessor de eventos - Mesmo que pareça superfluo, no fim faz diferença. Um acessor ou cerimonialista ajuda você com todos os detalhes e deixa sua festa mais organizada e muito mais agradavel.

14. Amigos – Não tem graça sem eles. Por isso convide todos e aproveite a festa. Seus amigos são essenciais na sua vida.

15. Parabens a você - Você pode até achar brega… Mas nenhuma festa de aniversário é a mesma se não tiver aquela musiquinha clássica

Depois dessas dicas, curta sua festa ao máximo e aproveite os 15 aninhos!

15 ANOS: COMO CONVIDAR

O convite deve mostrar o estilo e a grandiosidade do evento para os convidados. A festa sendo formal, o convite deverá expressar essa intenção. Os convites, devem ser impressos e distribuídos com um mês de antecedência para a festa formal ou 15 dias antes para as menos formais. Independente da opção, no rodapé deve haver a menção RSVP (responda, por favor), ou RFP ou confirmar com (nome da pessoa). Quaisquer dessas expressões devem ser seguidas de um número de telefone ou e-mail, e deve ser respondida até 48 horas depois do recebimento.

DICA: é ideal contar com a confirmação e a ausência da festa para se ter uma idéia de quantas pessoas irão para a festa.

15 anos- O que é legal e o que está fora

IN:

Vídeo com depoimento de amigos e fotos da turma para rolar durante a festa toda;
Carinhas lindos fazendo drinks e milk shakes;
Dançar uma música romântica ou um tema da disney com o seu Pai, Avô ou Tio e colocar a mãe para curtir também.

OUT:

Clipes com fotos da vida da aniversariante;
15 casais para dançar;
Dançar valsa com tudo quanto é homem da festa.

Tipos de Serviço Para Festa de Casamento

A Festa de casamento é um evento muito esperado e deve ser escolhido cuidadosamente pelos noivos para que padrinhos, convidados e familiares sintam-se à vontade. É importante que toda a festa siga o mesmo "Padrão". Caso seja formal o serviço deve seguir a mesma linha, a decoração, as músicas, os trajes, etc. Caso seja um casamento informal do mesmo modo.

A seguir os tipos de serviços usados:

Formais: (serviço à francesa, serviço à inglesa e empratado)
Informais: (serviço à americana)

Formais
Serviço à Francesa

É o mais requintado,quando se fala em etiqueta à mesa deve ser realizado somente em festas especiais (casamentos, bodas, noivados, quando receber pessoas formais, como ambiente de trabalho – presidentes, diretores, hóspedes estrangeiros). São situações protocolares, como em uma Embaixada por exemplo.
Neste serviço, devemos ter cuidados redobrados, nada pode "dar errado". O garçom deve vestir-se e postar-se de forma impecável (com uniforme e luvas). O mesmo começa servindo a mulher sentada ao lado direito do anfitrião (a convidada de honra), em seguida todas as mulheres, por último o anfitrião. Deve trazer a bandeja à esquerda do convidado, para que ele mesmo possa servir-se.
Os lugares à mesa são marcados com porta cartões (placement), onde consta o nome de cada um à frente do local onde deve se sentar. O garçom que serve à francesa deve ter muita prática, nunca deve esbarrar nos convidados e nem se encostar à mesa,enquanto serve. O garçom leva em bandejas os alimentos a serem servidos e cada convidado se serve da quantia desejada.

Serviço à inglesa
O serviço à inglesa também é um serviço requintado; o que o diferencia do serviço à francesa é que o convidado não precisa pegar nos talheres da bandeja para se servir, pois é o garçom que o fará. É um serviço muito usado nos restaurantes.

Serviço Empratado
Segue a mesma regra para o serviço à Francesa, porém os pratos já vêm montados da cozinha, individual para cada convidado. É comum a confusão em Buffets de Serviço à fancesa e empratado.

Informais
Serviço à americana – "O buffet"

Qualquer refeição, do café da manhã à ceia, pode ser servida à americana, isto é em forma de buffet. Este tipo de recepção é indicado para reuniões com um número grande de pessoas, para que os convidados fiquem mais à vontade para se servirem. Atualmente é bastante adaptada como forma prática e simples de receber amigos em casa; claro tudo isso sem perder o requinte e bom gosto à mesa.
A mesa poderá ser arrumada da seguinte forma: os pratos e talheres ficam empilhados num dos lados da mesa, um arranjo deve vir ao centro, e do outro lado as travessas com seus respectivos talheres.

DICAS...

Pista de Dança

- Uma dica para animar a sua festa é distribuir brindes de pista (máscaras, perucas, chapéus, óculos de brinquedo, pulseiras fosforescentes, colares piscantes etc). Festas animadas rendem fotos divertidas!

- Peça ao seu DJ que evite liberar aquela fumaça na pista de dança. Caso você não queira abrir mão desse efeito, converse com o seu fotógrafo e peça ao DJ que o faça de maneira moderada. Essa fumaça atrapalha bastante as fotos e, às vezes, pode impedir que o fotógrafo registre algum momento específico.

Iluminação:

- É preciso tomar cuidado com a decoração somente à luz de velas. É muito charmoso, mas pode ficar muito escuro para o fotógrafo. Alguns pontos de luz com spots podem resolver a situação.

Cerimônia e Festa:

- É sempre bom alertar o fotógrafo se você ou seu noivo usa óculos. Principalmente durante a cerimônia os óculos podem refletir flashs e outras luzes que podem acabar atrapalhando as fotos. O ideal é usar lentes de contato nesse momento.

- Avise ao fotógrafo e à cerimonialista sobre qualquer tipo de surpresa como, por exemplo, a participação de uma banda durante a festa, uma homenagem especial dos noivos ou para os noivos, um diferencial na entrada da igreja e na entrega das alianças, etc.

- Pense em como farão os cumprimentos dos convidados. Ir de mesa em mesa pode ser uma forma prática de falar com todos os convidados e garantir que tirarão fotos com todos eles, mas tome cuidado, pois isso pode tomar muito seu tempo de festa e você pode se arrepender depois. O ideal, então, é chamar todos os seus convidados para a pista e fazer as fotos com eles lá! Mas isso é uma questão bastante particular e fica a critério de cada casal.

- Lembre de levar uma caneta bonita para assinar os documentos do casamento no momento da cerimônia. Certamente todo o glamour do seu casamento não combinará com uma Bic...

- Não esqueça de providenciar uma espátula bonita para o corte do bolo. A cerimonialista e o Buffet poderão te ajudar.

Making Off

- Certifique-se de que o lugar onde você irá se maquiar seja bem iluminado. Tanto o maquiador quanto o fotógrafo precisam de luz para fazerem um bom trabalho nesse momento! Caso o espaço não seja muito iluminado, lembre de pedir à cerimonialista que providencie uma iluminação extra.

- Lembre-se sempre de ficar com um convite e as alianças na hora do making of. É nesse momento que o fotógrafo aproveita para registrar ótimos ângulos desses itens.

Convites:

- Sempre coloque o horário no convite pelo menos 30 minutos antes do horário que você realmente pretende chegar. Dessa forma evita que a igreja (ou o local da cerimônia) ainda esteja vazia quando você chegar.

- Caso o lugar da cerimônia e/ou da festa seja pouco conhecido ou complicado de chegar, uma boa sugestão é colocar junto com o convite um mapinha explicativo de como chegar.

Contratos:

- Quando fechar contrato com qualquer fornecedor, tenha certeza de que todos os serviços prestados pelo profissional e tudo o que foi conversado e negociado estejam explícitos no contrato. Não assine o que você não leu ou não entendeu.

- Alguns fornecedores trabalham com equipes diversas. No momento do fechamento e assinatura do contrato, informe-se sobre quem irá prestar o serviço para você no dia do seu casamento. Dessa forma você poderá evitar qualquer tipo de surpresa.

Fornecedores:

- Uma cerimonialista é muito importante para que seu casamento saia perfeito. A entrada e a saída da igreja podem se tornar confusas com a falta desta profissional. Além disso, ela pode ser bastante útil para resolver outras questões durante a festa. Para o fotógrafo, uma boa cerimonialista é imprescindível para organizar as fotos de padrinhos, familiares, brinde/ corte de bolo, buquê etc.

- O maquiador também é peça fundamental para as boas fotos e um casamento dos sonhos. Maquiagem borrada e cabelo despenteado não terão espaço na sua festa se contar com um bom maquiador. Além do mais, uma boa maquiagem e um bonito penteado garantem ótimas fotos de making of!

Igreja e Recepção:
- Evite escolher locais de cerimônia e festa que sejam distantes um do outro. Quanto menor a distância dos locais, mais facilidade os convidados terão de se locomover.

- Procure conversar com os responsáveis pela igreja e casa de festa para entender como funciona o esquema de chegada dos carros, se tem manobristas, lugares suficientes para estacionar etc. Dessa forma pode-se evitar aborrecimentos com trânsito de carro nas chegadas. Caso a casa de festa e/ou a igreja não possua tal estrutura, incentive seus convidados a irem de táxi.

- Alguns lugares não contam com uma boa cobertura de táxis. Tente resolver isso com antecedência com o responsável pelos locais ou com sua cerimonialista. Duas opções são possíveis: fazer acordo com alguma companhia de táxi ou combinar esquema de vans shuttles.

- Antes de alugar o espaço para o seu casamento, verifique se ele possui gerador. Caso não possua, veja a possibilidade de alugar um. O gerador é a sua garantia de que o seu evento não irá parar por falta de luz ou qualquer problema elétrico.

- Dentre seus convidados há algum com necessidades especiais? Se a resposta for sim, assegure de que o local do seu casamento tenha a infraestrtura necessária para recebê-lo. Avise aos responsáveis pelo espaço, à cerimonialista, aos seguranças e manobristas sobre este convidado e pensem em maneiras para tornar a situação mais fácil e prática para todos.


Ensaios fotográficos:
- Fazer um ensaio externo antes do casamento é uma ótima opção. Dessa forma você conhece melhor o seu fotógrafo, aproveita mais um momento romântico com seu noivo, fica com mais fotos para incluir no álbum (ou até mesmo fazer um álbum exclusivo com essas fotos) e ainda pode fazer um slideshow com a sua música favorita para passar lá no dia do casamento.
- Já o “Trash the Dress” – tão interessante quanto o ensaio externo antes do casório - encerra, com chave de ouro, o “ciclo do casamento”. Um lugar especial, as roupas do casamento e o casal já oficialmente juntos dão às fotos um tom peculiar.